Cuidados com a armazenagem de produtos perecíveis

Todo tipo de estoque precisa de um cuidado especial. Sejam mercadorias, produtos perigosos ou que estragam, cada um deles necessita de um método rigoroso no processo de guarda para que não sejam danificados ou que não tenham a qualidade alterada. Um exemplo de medidas diferentes está na armazenagem de produtos perecíveis, que deve ser feita atentamente e de acordo com cada produto com que se trabalha.

A armazenagem de produtos perecíveis trata daqueles produtos que perdem qualidade e valor após um período de tempo, especialmente devido a sua deterioração. Dessa forma, para que não exista contaminação, degeneração ou danos, algumas técnicas e equipamentos devem ser introduzidos para que a armazenagem de produtos perecíveis amplie a vida útil. Esses são alguns dos produtos:

  • Carnes;
  • Frutas;
  • Legumes;
  • Flores e plantas;
  • Produtos farmacêuticos.

Controle de temperatura

O controle de temperatura é uma das técnicas da armazenagem de produtos perecíveis. No entanto, ela deve ser feita com cautela. Isso porque cada tipo de produto possui uma temperatura diferente a ser utilizada, exigindo que a empresa possua conhecimento prévio sobre a melhor abordagem.

Um exemplo é o trabalho com frutas e legumes em comparação com as carnes. Os primeiros exigem que sejam estocadas em compartimentos resfriados, mas que não cheguem ao ponto de congelamento. Quanto menor a temperatura nesse caso, maior é o risco de que todas as frutas e hortaliças sejam perdidas.

O que é totalmente o inverso com as carnes. Elas, quanto mais baixa é a temperatura e mais próxima de zero ela está, maior é a sua conservação, evitando a proliferação de microrganismos que promovem o seu apodrecimento e que trazem riscos para os consumidores. Outra diferença está no tamanho. Peças de carnes maiores resistem melhor que tamanhos pequenos, mas também requerem mais espaço para armazenamento.

Circulação do ar e limpeza do espaço

O empilhamento na armazenagem de produtos perecíveis também é importante. Ele deve ser feito de uma forma que promova a melhor circulação de ar. Isso porque se não houver uma circulação e umidade boa, muitas mercadorias tendem a resistir por poucos dias e comecem a estragar.

A limpeza do ambiente de armazenamento também é necessária, especialmente para eliminar microrganismos nocivos que possam surgir e comprometer a qualidade dos produtos. Em câmaras frias, esse processo deve ser feito a partir de cronogramas de descongelamento e da limpeza dos difusores de ar e equipamentos utilizados.


Regiões onde a Storage Ideal atende armazenagem de produtos perecíveis:


Principais regiões do Brasil onde a Storage Ideal atende armazenagem de produtos perecíveis: